AGACAM participou do do 7º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação do RS

Imagem da notícia

À convite da Secretaria Estadual da Saúde, a AGACAM participou do do 7º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e do 7º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

A Associação foi representada pela nossa presidenta, Andrea Cavalli, que pode expor frente a um auditório lotado de servidores da saúde de todo o RS o que é a Associação Gaúcha de Consultoras em Amamentação, quem somos nós (as quase 90 associadas comprovadamente capacitadas e atualizadas), demonstrar como é o nosso trabalho e discutir ações pertinentes a esfera pública. A partir daí, pontuou alguns fatores:

  • Uma consultoria nos toma, no mínimo, 01 a 02 horas. É o tempo necessário para escuta ativa, acolhimento e assistência baseada em evidências e de forma personalizada.
  • É possível, na realidade atual do sistema de saúde, fazer essa entrega nas consultas de puericultura no SUS?
  • Os profissionais estão capacitados, de fato, e com tempo para atender essa demanda?
  • A amamentação está fazendo parte das consultas de pré-natal?

O município de Ibirubá nos trouxe o exemplo prático de que implementar a consultoria em amamentação no SUS, desde gestação, incluindo visita domiciliar para amamentação no pós-parto e meses subsequentes gera resultados incríveis.

O tema da SMAM deste ano, “Priorizar o aleitamento - Criar sistemas de apoio sustentáveis”, diz muito sobre o que os profissionais da saúde, o mercado de trabalho e a sociedade podem fazer por quem amamenta e pelo aleitamento, e nos convida a refletir sobre os desafios e estratégias para superá-los.

Nós, da AGACAM, nos colocamos à disposição para colaboração técnica com os presentes.

Além da nossa presidenta, estavam no evento também algumas associadas, incluindo nossa membro honorária Celina Valderez Feijó Kohler, Fabíola Frezza Andriola, Angelita Laipelt Matias.